Moderadores: Casimira Flor, Nuno Silva

Beringela

Muito rica em vitaminas, cálcio, proteínas e ferro, a beringela é composta por nutrientes muito importantes para o funcionamento do organismo. E o mais importante de tudo, a beringela tem uma quantidade muito pequena de calorias e uma quantidade razoável de fibras, ajudando muito quem está de dieta.

O suco extraído é capaz de diminuir a absorção do colesterol total no intestino, quando algum produto de origem animal for ingerido durante as refeições. Entretanto, com relação à Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), conhecida como mau colesterol , o suco não oferece o mesmo efeito. Vale lembrar que o LDL é apenas uma espécie de “carregador” do colesterol, que, quando em excesso, se deposita nas artérias e causa vários problemas circulatórios.

Não pode ser consumida crua A beringela crua contém quantidade significativa de solanina, uma substância que pode provocar graves distúrbios intestinais. Mas esse perigo desaparece rapidamente através de  cozedura. Caso decida por assar a beringela, ocorrerá a desidratação parcial do vegetal, o que não acrescentará calorias à sua dieta, já que 100 g representam 20 kcal. No caso da fritura, em que o óleo é incorporado nesse legume, ocorre uma adição significativa de calorias: 100 g do alimento fornecerá 220 kcal.

Boa para o mau colestero (LDL)http://www.youtube.com/watch?v=CCQrJFQYMIk

Uma receita : vamos experimentar http://www.youtube.com/watch?v=7JJOkdvk4OY