Moderadores: Casimira Flor, Nuno Silva

Pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que a canela ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Por isso o consumo da canela pode ajudar quem tem diabetes. Um estudo mostrou que a ingestão  de uma colher de café da canela por dia pode reduzir os níveis de glicose em 20%, além de diminuir o mau colesterol e o triglicéridos. Se  tem casos de diabetes na família, pode consumir a canela com regularidade para dificultar o aparecimento da doença.

Propriedades Medicinais da Canela

A lista de propriedade medicinais é bem ampla:

  • ativa o metabolismo, facilita a queima de calorias;
  • Melhora a digestão;
  • Dificulta o crescimento de bactérias e fungos, tais como a candidíase;
  • É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e ainda regulam os níveis de mau colesterol  no organismo;
  • Ajuda a combater os sintomas de constipações;
  • E ainda é óptima para quem tem predisposição ao diabetes.

Chá de Maçã e Canela-nos dias frios de Inverno é uma delícia

vai precisar de:

  • 1/2 litro de água
  • 2 pauzinhos de canela
  • cascas de 4 maçãs vermelhas

Modo de Preparação:

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo. Deixe ferver por cerca de 5 a 10 minutos, desligue e coe.

Posologia

O chá pode ser tomado quente ou frio. A sugestão é de 3 chav ao dia.

Não é aconselhavel a Grávidas

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que a farinha de berinjela é eficaz na redução dos níveis do mau  colesterol em nosso sangue. O segredo está nas fibras solúveis, que dificultam a absorção pelo organismo.

A preparação da farinha é bem simples. Basta fatiar 1 quilo de berinjela e levar ao forno até que fiquem bem secas. Depois é necessário passar pela trituradora para obter um pó fino. A farinha deve ser armazenada em um pote bem vedado e pode ser utilizada na preparação de sucos, massas ou qualquer alimento.

Já deve ter observado que a textura da berinjela se assemelha a de uma esponja. Porisso, quando a hortaliça é frita suga parte da gordura utilizada na fritura. Então, evite fritar a berinjela. Prefira cozinhá-la no vapor ou apenas fervê-la por alguns minutos. Também é importante manter a casca da berinjela, pois contém nutrientes essenciais para o nosso organismo