Moderadores: Casimira Flor, Nuno Silva

Gestão do conhecimento no INIAV

Os últimos anos têm sido marcados pela saída de talentos do nosso Instituto, muitos porque atingiram a idade de reforma e outros que se mobilizaram para outros serviços, para além da instabilidade vivida. A dispersão geográfica e a multiplicidade de assuntos dificultam a transmissão de conhecimentos entre os vários profissionais do nosso Instituto. A Gestão do Conhecimento terá que ser vista como uma prática fundamental para assegurar a transmissão global dos conhecimentos entre os profissionais incluindo os colaboradores que já se desligaram do Instituto.

Temos interesse em gerir os conhecimentos tácitos relativos às habilidades das pessoas ou seja uma parcela não estruturada do conhecimento constituída por experiências e habilidades para a realização de determinadas tarefas. Desse modo não pode ser registada e /ou facilmente transmitida aos outros.

Após a análise da situação do Instituto propõe-se a implementação de um sistema de gestão do conhecimento tácito através de um programa de páginas verdes, o objectivo será mapear os conhecimentos, estruturando-os de maneira organizada e disponibilizando-os aos colaboradores de modo a que pudessem facultar (uns aos outros) para troca de informações.

 

Esta solução tem como objectivo:

·         Aproximar os colaboradores (funcionários);

·         Incentivar a troca de conhecimentos entre os Funcionários;

·         Permitir a rápida identificação de profissionais capazes de solucionar dúvidas ou problemas críticos;

·         Agilizar a formação de equipas de especialistas;

·         Facilitar a recomposição do conhecimento accionando pessoas que se envolveram em determinado projecto.

Para ter acesso às paginas verdes clique em fórum-index-gestão do c@nhecimento iniav-pag verde e preencha de acordo com as sugestões)

 

 

 Casimira Flor 14 /11/2012